fbpx

6 Dicas para Gerenciar as Expectativas de Seus Pais ao Estudar no Exterior

Como Lidar

Como Lidar​

Nossos pais se preocupam constantemente conosco e às vezes a pressão pode se tornar insuportável. Algumas preocupações são justificáveis, enquanto outras podem ser totalmente irracionais. Levei um tempo, mas finalmente descobri como mapear um plano para gerenciar suas expectativas.

É realmente simples - tudo o que você precisa fazer é listar os problemas e encontrar soluções. Aqui estão algumas áreas para você começar:

1. Desempenho Acadêmico


A transição para um novo ambiente acadêmico pode ser intimidante, especialmente quando o estilo de ensino, aprendizagem ou avaliação é diferente do que você está acostumado em seu país de origem.

Portanto, é importante compartilhar essas informações com seus pais para que eles saibam que você está se adaptando e descobrindo tudo. As universidades oferecem serviços como apoio acadêmico e serviços de aconselhamento para todos os alunos, para que você possa buscar ajuda e convencer seus pais a estabelecer metas mais realistas.

2. Alojamento

As acomodações na universidade geralmente são caras, então, quando me mudei para o Canada, procurei a ajuda de um amigo da família. As residências estudantis também estavam supervalorizadas, então procurei hotéis econômicos para ficar.

Eu estava simultaneamente fazendo check-in com meus amigos e colegas de classe para o mesmo e o processo continuou por alguns meses. Eu recomendo fortemente manter seus pais informados porque é importante que eles saibam que você está dando o seu melhor.

Encontrei um lugar através de um amigo em comum depois de três longos meses. A dica é ser persistente em seus esforços.



3. Procura de Emprego


Mesmo com estágios significativos e experiência de trabalho em mãos, levei mais de um ano para conseguir meu primeiro emprego estável no Canada. Durante esse tempo, sofri imensa pressão dos pais e muitas vezes questionei minha competência.

Apesar de me candidatar a empregos online e por meio da minha rede social, meu primeiro intervalo demorou mais do que eu esperava. E isso não caiu bem para meus pais porque eu tinha contas a pagar e eles não incentivavam meu hábito de depender delas todos os meses.

Reconheço que demorei um pouco para passar segurança a eles. Aprendi que comunicar-se com os pais a respeito de preocupações e dificuldades honestas torna mais fácil para eles compreenderem sua situação.

4. O dinheiro é Importante


Uma das grandes preocupações que envolvem o plano de estudar no exterior são os gastos que o acompanham - aluguel, alimentação, transporte e outras contas. Aprendi a arte de administrar finanças da maneira mais difícil.

Pesquisar é importante porque existem maneiras alternativas de reduzir despesas. Por exemplo, em vez de comprar café a caminho da universidade, investi em uma boa caneca térmica e a enchi com café caseiro.

Você pode usar uma calculadora de custos de estudos no exterior para ajudá-lo a planejar quanto você precisará para despesas de subsistência e, potencialmente, onde você pode reduzir alguns de seus custos. Embora cada cidade e país tenham custos de vida diferentes, o valor final dependerá de suas escolhas de estilo de vida e é aqui que você pode encontrar algumas economias.

A ideia é descobrir maneiras novas ou existentes de evitar esvaziar sua carteira antes do final do mês. Você também pode recorrer a aplicativos de orçamento pessoal inteligentes que podem facilitar o gerenciamento de seu dinheiro.

5. Chamadas Perdidas


Como a maioria de nós, tenho pavor das chamadas perdidas da mamãe. Os pais são bastante sensíveis quando se trata de atender ligações onde quer que você esteja, a qualquer hora do dia, por bons motivos.

Mas, às vezes, torna-se impossível responder prontamente às suas mensagens de texto ou chamadas devido à diferença de fusos horários ou se você está ocupado com o trabalho. Tive problemas por perder chamadas ou não responder às mensagens de texto enquanto estou na aula.

A solução final para esse problema é estabelecer um padrão habitual de comunicação que não atrapalhe suas aulas, trabalho ou viagens. Para mim, é obrigatório enviar mensagens de “Bom dia” e “Boa noite” todas as manhãs e noites, além das ligações. Essas mensagens ajudam muito a esclarecer mal-entendidos.

6. Questões de Segurança

Morar sozinho em um país estrangeiro é desafiador e pode causar muito estresse para os pais que se preocupam com sua segurança todos os dias. Talvez você não esteja tão preocupado, mas é importante anotar os números de emergência onde quer que você more.

Tenho uma lista de números de telefone de emergência colada na geladeira. Portanto, em caso de emergência, não vou perder tempo procurando por ele.

Isso também deixa seus pais em paz, sabendo que você tem acesso a recursos para lidar com qualquer situação de emergência. Compartilhar o número de contato de seu colega de quarto ou de amigos com os pais é uma medida preventiva que permite que eles entrem em contato com você além do telefone.

Morar sozinho em um país estrangeiro envolve muitas responsabilidades, algumas das quais envolverão compromissos com seus pais. E isso é absolutamente normal e, na maior parte, inevitável.

A comunicação é a chave que criará espaço para expectativas mais realistas. Mas não fique muito confuso tentando consertar tudo. No final do dia, os pais estarão lá para ajudá-lo em momentos de necessidade. Portanto, dê um passo de cada vez e aprenda com a rica experiência que a nova vida oferece a você.

Você achou este artigo útil?

Você pode explorar mais histórias de estudantes internacionais em nosso blog.