fbpx

6 Principais Benefícios dos Programas de Intercâmbio

Estudando pelo Mundo



A maioria das universidades hoje oferece múltiplas oportunidades para programas de intercâmbio. Isso significa que você pode passar um semestre ou um ano no exterior e longe de sua universidade de origem, às vezes com financiamento disponível.

Se você está se perguntando por que deveria fazer isso, aqui está o motivo:


Os programas de intercâmbio tornam você mais empregável Para começar, digamos apenas que experimentar um sistema de ensino e práticas diferentes pode ser uma grande vantagem quando você entra no mercado de trabalho.

Não só está provado que participar de um intercâmbio internacional aumenta as chances de empregabilidade dos alunos, mas também os ajuda a adquirir habilidades para seus futuros empregos.

É sempre bom pensar no futuro e, quando terminar seu curso, você deseja que seu currículo tenha algo que o destaque na multidão.

Os empregadores valorizam virtudes como adaptabilidade, consciência cultural, tolerância e as chamadas “competências transversais”. O último significa que você é curioso, confiante e geralmente um solucionador de problemas.

Os programas de intercâmbio tornam você (ainda) mais consciente globalmente

Os programas de intercâmbio tornam você (ainda) mais consciente globalmente


Mais tarde, quando você começa a procurar emprego e a fazer entrevistas de emprego, esse tipo de conhecimento prático pode ser uma grande vantagem, pois todos sabemos que as primeiras impressões são muito importantes.

Os programas de intercâmbio tornam você adaptável


Mais adiante, experimentar diferentes comunidades acadêmicas pode ser ótimo para você melhorar suas habilidades acadêmicas!

Sua nova universidade pode ser mais ou menos exigente do que sua universidade de origem, e você terá que ajustar seu desempenho acadêmico em relação às diferentes tarefas que encontrar.

Os programas de intercâmbio tiram você da sua zona de conforto (novamente)


Mesmo que você possa pensar que já saiu da sua zona de conforto ao se tornar um estudante internacional, esse tipo de intercâmbio torna você flexível de uma maneira diferente. É muito fácil relaxar e viver nas alegrias simples da vida cotidiana quando você está morando com seus amigos ou família.

Durante o seu programa de intercâmbio, você não terá 3 ou 4 anos (dependendo da duração do seu curso) para se estabelecer, encontrar seus amigos com quem você possa morar, para conhecer a cidade em que mora. Intercâmbio internacional torna você ainda mais pró-ativo, já que você tem que fazer tudo isso em apenas alguns meses!

Você pode de repente perceber o quão adaptável você é, o quão tolerante você pode ser e que a comunicação é a chave.

Viver com estranhos também traz muitas vantagens espontâneas. Você já experimentou um ensopado marroquino caseiro ou ouviu alguém falar maltês? (sim, essa é uma linguagem real)

A questão é que você nunca sabe com quem pode acabar morando e é isso que o torna divertido. Você pode aprender algo novo, mesmo sem perceber.

Os programas de intercâmbio ajudam a fazer conexões globais



Viver em um país estrangeiro é ótimo se você quiser se mudar para aquele país mais tarde, ou mesmo para qualquer outro.

Se o país em que você está morando não parece um lugar perfeito para começar sua carreira, ou se você não quer voltar para casa, explorar outros países pode ser útil nesta fase da sua vida.

Se você está voltando para a universidade de sua casa, terá que experimentar como é morar em outro lugar e explorar todas as vantagens que outra cidade e país oferece. Além disso, você já terá muitos contatos lá que podem ajudá-lo se decidir voltar algum dia.

Esse tipo de experiência traz pequenos aspectos práticos como lidar com moedas estrangeiras, diferentes sistemas burocráticos e melhorar sua consciência cultural.

Saber coisas como "na Bulgária balançar a cabeça 'sim' significa 'não'" e "na Grécia você não deve acenar 'obrigado' a um carro que para em uma faixa de pedestres", você só pode realmente aprender essas coisas viajando.


O intercâmbio ajuda você a construir uma rede global


Para os jovens, o mais importante é desenvolver as relações sociais. Você tem ideia de quantos outros estudantes internacionais você pode encontrar participando de um programa de intercâmbio?

Você pode acabar tendo amigos em todo o mundo, o que torna o envio de cartões de Natal muito mais divertido, recebendo votos de aniversário em dezenas de idiomas e sem falar em se visitarem sempre que puderem. Você terá inúmeras fotos de viagens juntos, piqueniques espontâneos e noitadas. E essas memórias duram uma vida inteira.

Os benefícios do intercâmbio internacional são realmente infinitos. Todos os alunos que já participaram de um programa desses (incluindo eu) irão recomendá-lo mil vezes e dizer que se divertiram muito.

Como encontrar oportunidades de troca


As universidades tendem a fazer acordos internacionais com outras universidades com base em cursos específicos.

Por exemplo, talvez apenas alunos de arquitetura possam ir para aquela universidade específica, desde que o acordo seja feito com o departamento de arquitetura deles. Vale a pena perguntar à sua universidade se é possível você ir a algum lugar, mesmo que um acordo de intercâmbio não esteja disponível naquele momento.

Você pode escolher uma universidade estrangeira temporária com base em sua localização ou na qualidade do diploma que está cursando. Não importa quais sejam suas ambições futuras, será um desafio emocionante mudar para (outro) país e aprender algo novo em sua área de estudo.

Muitas universidades têm suas universidades parceiras de intercâmbio listadas em seus sites. É sempre bom conversar com alguém em sua universidade sobre todas as opções disponíveis.

Algumas universidades também oferecem estágios internacionais, o que também é semelhante ao intercâmbio internacional.

Tudo de bom na sua próxima aventura!