fbpx

O Que é Educação STEM?

Educação STEM

A educação STEM é uma abordagem de ensino que combina ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Seu sucessor recente, STEAM, também incorpora as artes, que têm a “capacidade de expandir os limites da educação e aplicação STEM”, de acordo com o Stem Education Guide. O STEAM foi projetado para incentivar discussões e resolução de problemas entre os alunos, desenvolvendo habilidades práticas e apreciação por colaborações, de acordo com a Institution for Art Integration e o STEAM.

Em vez de ensinar as cinco disciplinas como disciplinas separadas, o STEAM as integra em um paradigma de aprendizado coeso baseado em aplicativos do mundo real. De acordo com o Departamento de Educação dos EUA "Em um mundo em constante mudança e cada vez mais complexo, é mais importante do que nunca que a juventude de nossa nação esteja preparada para trazer conhecimento e habilidades para resolver problemas, dar sentido às informações e saber como reunir e avaliar provas para tomar decisões”.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

STEM E STEAM

A educação STEAM é crucial para atender às necessidades de um mundo em mudança. De acordo com um artigo da iD Tech, milhões de empregos STEAM permanecem não preenchidos nos EUA, portanto, os esforços para preencher essa lacuna de habilidades são de grande importância. De acordo com um relatório do Bureau of Labor Statistics dos EUA, há um crescimento projetado de ocupações relacionadas ao STEAM de 10,5% entre 2020 e 2030, em comparação com 7,5% em ocupações não relacionadas ao STEAM. O salário médio em 2020 também foi maior nas ocupações STEAM (US $ 89.780) em comparação com as ocupações não STEAM (US $ 40.020).

O emprego em ocupações de computadores deve aumentar 12,5% entre 2014 e 2024, de acordo com um relatório de ocupação do STEAM. Com os aumentos projetados nas ocupações relacionadas ao STEAM, é preciso haver um aumento igual nos esforços de educação do STEAM para incentivar os alunos nessas áreas, caso contrário, a lacuna de habilidades continuará a crescer.

Nem todos os empregos STEAM exigem ensino superior ou um diploma universitário. Menos da metade dos empregos STEAM de nível básico exigem um diploma de bacharel ou superior, de acordo com o site de Burning Glass Technologies. No entanto, um diploma de quatro anos é muito útil para o salário - o salário inicial médio anunciado para empregos STEAM de nível básico com requisito de bacharelado era 26% maior do que empregos nos campos não STEAM. Para cada vaga de trabalho em um campo não-STEAM, havia 2,5 vagas de emprego de nível básico para um destinatário de bacharelado em um campo STEAM.

Aprendizagem Combinada

O que separa o STEAM do ensino tradicional de ciências e matemática é o ambiente de aprendizado misto e mostrar aos alunos como o método científico pode ser aplicado à vida cotidiana. Ele ensina aos alunos o pensamento computacional e se concentra nas aplicações do mundo real de resolução de problemas. Como mencionado anteriormente, a educação STEAM começa quando os alunos são muito jovens:

Ensino fundamental — A educação STEAM concentra-se nos cursos introdutórios do STEAM, bem como na conscientização dos campos e ocupações do STEAM. Esta etapa inicial fornece aprendizado baseado em padrões, baseado em pesquisas estruturadas e baseado em problemas do mundo real, conectando todos os quatro assuntos STEAM. O objetivo é despertar o interesse dos alunos para que eles queiram seguir os cursos, não porque eles precisam. Há também uma ênfase na ponte entre as oportunidades de aprendizagem STEAM dentro e fora da escola.

Ensino médio — Nesta fase, os cursos se tornam mais rigorosos e desafiadores. A conscientização dos alunos sobre as áreas e ocupações do STEAM ainda é buscada, bem como os requisitos acadêmicos de tais áreas. A exploração estudantil de carreiras relacionadas ao STEAM começa nesse nível, principalmente para populações com pouca representatividade.

O programa de estudos então evolui e se concentra na aplicação das disciplinas de forma desafiadora e rigorosa. Cursos e percursos estão agora disponíveis em áreas e profissões STEAM, bem como preparação para o ensino pós-secundário e emprego. Mais ênfase é colocada na ponte entre as oportunidades STEAM dentro e fora da escola.

Grande parte do currículo STEAM visa atrair populações com pouca representatividade. Há uma disparidade significativa na proporção de mulheres para homens quando se trata de empregados em campos STEAM, de acordo com a Stem Women. Aproximadamente 1 em cada 4 graduados do STEAM é do sexo feminino.

B474