A educação STEM é uma abordagem de ensino que combina ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Seu sucessor recente, STEAM, também incorpora as artes, que têm a “capacidade de expandir os limites da educação e aplicação STEM”, de acordo com o Stem Education Guide. O STEAM foi projetado para incentivar discussões e resolução de problemas entre os alunos, desenvolvendo habilidades práticas e apreciação por colaborações, de acordo com a Institution for Art Integration e o STEAM.
Em vez de ensinar as cinco disciplinas como disciplinas separadas, o STEAM as integra em um paradigma de aprendizado coeso baseado em aplicativos do mundo real.
De acordo com o Departamento de Educação dos EUA "Em um mundo em constante mudança e cada vez mais complexo, é mais importante do que nunca que a juventude de nossa nação esteja preparada para trazer conhecimento e habilidades para resolver problemas, dar sentido às informações e saber como reunir e avaliar provas para tomar decisões”.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
STEM E STEAM
A educação STEAM é crucial para atender às necessidades de um mundo em mudança. De acordo com um artigo da iD Tech, milhões de empregos STEAM permanecem não preenchidos nos EUA, portanto, os esforços para preencher essa lacuna de habilidades são de grande importância. De acordo com um relatório do Bureau of Labor Statistics dos EUA, há um crescimento projetado de ocupações relacionadas ao STEAM de 10,5% entre 2020 e 2030, em comparação com 7,5% em ocupações não relacionadas ao STEAM. O salário médio em 2020 também foi maior nas ocupações STEAM (US $ 89.780) em comparação com as ocupações não STEAM (US $ 40.020).
O emprego em ocupações de computadores deve aumentar 12,5% entre 2014 e 2024, de acordo com um relatório de ocupação do STEAM. Com os aumentos projetados nas ocupações relacionadas ao STEAM, é preciso haver um aumento igual nos esforços de educação do STEAM para incentivar os alunos nessas áreas, caso contrário, a lacuna de habilidades continuará a crescer.
Nem todos os empregos STEAM exigem ensino superior ou um diploma universitário. Menos da metade dos empregos STEAM de nível básico exigem um diploma de bacharel ou superior, de acordo com o site de Burning Glass Technologies. No entanto, um diploma de quatro anos é muito útil para o salário - o salário inicial médio anunciado para empregos STEAM de nível básico com requisito de bacharelado era 26% maior do que empregos nos campos não STEAM. Para cada vaga de trabalho em um campo não-STEAM, havia 2,5 vagas de emprego de nível básico para um destinatário de bacharelado em um campo STEAM.
Aprendizagem Combinada
